Seguidores

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011

 

 

Funcionários do setor de Habilitação do DETRAN se reuniram, nesta quarta-feira ( 21/9), com dirigentes de autoescolas, para discutir o alto índice de reprovação em exames práticos de direção, que chegou a 42% no ano corrente. Além de apontar causas e possíveis soluções para o problema, a conversa teve como objetivo esclarecer reclamações dos Centros de Formações de Condutores (CFCs) a respeito dos números de vagas para a prova prática.


O diálogo foi proveitoso entre os dirigentes do DETRAN e os gestores das autoescolas

Ficou esclarecido que o DETRAN, dispondo de nove bancas diárias e 227 examinadores para as 32 áreas de exames, fornece mensalmente um número de vagas para prova prática superior à média de candidatos aprovados no exame teórico. Por isso, o alto índice de candidatos reprovados retarda a marcação da prova prática dos candidatos que tentam pela primeira vez tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que as autoescolas atendem candidatos em ambas situações.
Desde o início de setembro, o DETRAN vem adotando um novo sistema para a marcação dos exames práticos, concedendo a cada autoescola dez vagas mensais por veículo operante, ou seja, pelos carros que estão sendo, de fato, utilizados nas aulas práticas de direção. Nessa cota, entram obrigatoriamente os candidatos reprovados ou em situação emergencial (que estão com prazo de validade de sua inscrição por vencer). Assim, um CFC que, de 100 candidatos, teve 40 alunos reprovados, terá de utilizar 40% das vagas para estes últimos, ficando 60% das demais vagas para os novos candidatos.
-- Se você diminuir o número de reprovados, aumenta a cota para candidatos à primeira habilitação. Todos saem ganhando. O problema é mútuo e precisamos procurar uma solução para diminuir esses índices de reprovação -- afirmou a diretora de Habilitação, Janete Bloise.

0 comentários: